sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Reduzir, reutilizar e reciclar para a vida toda

OS 3 R'S
O problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção atual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo.                                                      O consumo consciente é um ato de reflexão antes do ato da compra ou do descarte de um produto qualquer.
Antes de praticar os 3 Rs que vão ajudá-lo no consumo sustentável, adote o R de REPENSAR.Verifique se o que você está comprando é necessário ou supérfluo, se é essencial para o seu bem estar ou se não passa de um impulso de compra.
R de reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos. O uso racional dos recursos e da nossa lixeira é o mais poderoso protetor do ambiente e da nossa qualidade de vida. Portanto, reduzir é ótimo para a vida do planeta. Esta é a primeira ação a ser incorporada ao seu cotidiano, tendo em mente o velho ditado 
É fundamental conscientizar-se da importância de reduzir a quantidade de lixo que você gera todos os dias.
Não podemos ignorar o desperdício de alimentos. Antes mesmo de se tornar lixo os alimentos desperdiçados já são um problema. Fruto de falhas no sistema de produção (lá no campo), distribuição e utilização dos produtos agrícolas (em qualquer cozinha), o desperdício de alimentos é o cartão de visitas de uma sociedade ainda longe de saber o valor do que possui, e que por isso desperdiça tanto.
 O crescimento da produção de embalagens provocou o aumento vertiginoso da produção de lixo. O desperdício é um grande gerador de resíduos e decorre de fatores como: falta de planejamento, descuido, quantidade inadequada das embalagens, ignorância ou falta de preocupação com os custos ambientais, e outros fatores.
Reduzir o consumo de supérfluos, descartáveis, embalagens etc. e eliminar os desperdícios significa mais que economia de dinheiro. Possibilita economizar bens da natureza e espaço em depósitos de lixo, além de demonstrar consciência e responsabilidade ambiental.


R de reutilizar
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. O segundo R propõe utilizar ao máximo todos os elementos, diminuindo o impacto deles sobre o ambiente porque demorarão mais em ir para o lixo.  Após em reduzir o que consumimos podemos procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de plástico para guardar comida, fazer arte com garrafas pet, utilizar jornal para confecções de cestas, cartões telefônicos para fazer bolsas, usar pelo menos mais de uma vez coisas que consumimos. Assim estaríamos diminuindo o lixo de casa, dando novo uso a um material que já foi usado. Doe coisas que você não usa mais pode ser usadas por outras pessoas como bijuterias, roupas, CDs, brinquedos, sapatos, livros entre outros.
Aproveite tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos. Você pode reutilizar mais coisas do que você imagina.
R de Reciclar
Reciclar é transformar de modo artesanal ou industrial um produto usado em um novo produto, igual ou diferente do original. Essa transformação deve ser química e/ou física, daí a diferença do reaproveitamento que não altera a matéria de maneira tão profunda. O terceiro passo envolve qualquer processo ou tratamento para transformar algo que seria lixo em um novo material utilizável. Existem muitas técnicas para reciclar os diferentes tipos de materiais.
Os benefícios da reciclagem são muitos: economia de matéria-prima, de energia e de água. Mas as dificuldades não são poucas. Cada material deve ir para uma fábrica diferente, o que demanda um esquema de separação anterior à coleta (que nesse caso tem que ser diferenciada). Se não deu para reduzir nem reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem.       

A materialidade e o efêmero mundo da moda

   
    A procura de uma tendência, no vestuário feminino utilizando a materialidade, seria possível constituir moda? No sentido da palavra a razão pela busca de um ideal de beleza, se desfaz com a mesma velocidade que se constrói, no entanto o que pode ser real ou abstrato, bonito ou feio na ótica das artes contemporâneas? Somente a efemeridade do papel materializado no jornal, na noticia diária que se torna obsoleto logo após 24 horas de seu lançamento, já esta no passado e que dita esta tendência que continua sendo apenas uma tendência para o dia seguinte.
“Em uma São Paulo Fashion Week em 2004, Jun Nakao, fez um desfile memorável, uma coleção feita de papel: Releituras de roupas do final do século XIX, escolhidas pela elaboração e preciosidade de volumes e texturas combinavam com as perucas de Playmobil, no lúdico e mágico conceito de que bonecos iguais podiam se tornar reis e rainhas, bombeiros e menininhas.
   Maquiagem, cenário, iluminação e música foram cuidadosamente planejados. a busca de encantar o público e impactá-lo com o inusitado, ao final do desfile, quando todas as modelos estavam perfiladas para mostrar toda a coleção, em uma troca de luzes e sonoridade foi o sinal para que todas, ao mesmo tempo, rasgassem as roupas para espanto de todos." NAKAO, Jum. A costura do invisível. São Paulo: SENAC, 2005.
 As roupas, o celular, a TV, os aparelhos eletrônicos, se tornaram algo questionável em relação a tendências, pois o que deveria durar meses ou mesmo anos, esta ficando efêmero aos olhos desta nova geração, quem utiliza manuais para utiliza-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário